Poucas coisas são mais estúpidas do que o alvoroço em torno da gripe suína, um exemplo claro de como a imprensa pode fazer mal para a população.
Essa gripe é apenas mais uma doença, sem qualquer sinal de que venha provocar qualquer mortandade significativa. No Brasil morrem muito mais pessoas de gripe comum, caxumba, catapora, sarampo, febre amarela, doença de chagas, tuberculose, etc.
A principal diferença entre a gripe suína e essas outras enfermidades é que a gripe é doença de classe média, não de pobre. Quando a coisa atinge a classe média, a grita da imprensa se torna maior.
O que importa não quais doenças são mais letais e sim a qualidade de quem morre. Se for pobre, paciência, se for bacana, vira problema nacional.
O principal beneficiário dessa estridente papagaiada é o laboratório farmacêutico que vende o afamado Tamiflu, pretensamente o único capaz de conter o vírus h1n1. As ações da Roche nas bolsas de valores subiram muito desde que a gripe começou a ser divulgada na imprensa.
Vejam esse filminho:
http://www.youtube.com/watch?v=CcgCBiyGljM
Quem ganhou como nunca tambem foram os fabricantes de gel antiseptico. Estes devem estar rindo de orelha a orelha!
ResponderExcluirE como se nao bastassem mais duas semanas de ferias em um sistema educacional ja tao precario, ja tem gente querendo adiar a volta as aulas para setembro, por conta propria, "pra garantir". Da-lhe, ainda, mais lotacao nos pronto-socorros ja superlotados de rotina.
Bacan o seu blog, sucesso!
beijinhos,
Simone