terça-feira, 11 de agosto de 2009

A crise no congresso

Temos visto nos últimos meses uma verdadeira avalanche de denúncias envolvendo parlamentares do Congresso Nacional. Ainda que desvios de conduta sejam freqüentes entre nossos políticos, a ponto de nos habituarmos a eles, a quantidade de escândalos recentes salta aos olhos até mesmo dos mais alienados dos eleitores.
Os parlamentares usaram e abusaram das passagens áreas, das verbas de gabinete, dos telefones celulares, das omissões nas declarações de renda, nas nomeações de parentes e afilhados, nos atos secretos e na conta corrente secreta onde estão depositados milhões de reais. Em poucas palavras, parece bastante clara uma quebra generalizada de decoro parlamentar, a começar pelo Presidente do Senado Federal.
São tantos os envolvidos que, tendo em vista o corporativismo dos políticos, a principal tendência é que nenhum deles seja responsabilizado pelo que está acontecendo. Os escândalos se sucedem, as desculpas são apresentadas, promessas de mudanças são feitas e tudo deve ficar por isso mesmo, quer dizer, ninguém será cassado.
Creio que não passa de ilusão acreditar que os políticos atualmente são mais corruptos do que eram no passado. O que ocorre hoje é que a sociedade organizada e os meios de comunicação de massa estão mais bem preparados para descobrir e denunciar os desmandos. Da mesma maneira, esses grupos sociais estão em melhores condições para reivindicar mudanças institucionais, principalmente em situações de crise. Os políticos se acostumaram a atuar sem serem incomodados e cabe a nós, cidadãos, chamá-los à responsabilidade.
Uma medida que pode ser eficiente para coibir os abusos em todos os poderes e níveis é tornar públicas todas as contas governamentais. O cidadão tem o direito e o dever de saber exatamente como o seu dinheiro está sendo empregado. Todo dinheiro público, os contratos, os salários, os benefícios, os pagamentos, as verbas, tudo deve ser amplamente divulgado e transparente, ainda que apenas de forma eletrônica, via internet. Acredito que devemos envidar esforços para que isso seja implementado o quanto antes para que possamos ampliar nosso controle sobre os descontrolados políticos brasileiros.


O texto foi publicado no Jornal da Tarde.

http://txt.jt.com.br/editorias/2009/08/10/opi-1.94.8.20090810.1.1.xml

Nenhum comentário:

Postar um comentário